Chegando lá

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Elimine o inchaço com oito mudanças na alimentação

6. Evite bebidas gaseificadas

     Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço. "Esse gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Ela ressalva que esses gases proporcionam um inchaço temporário, que apenas agravam os sintomas que já sofrem com o problema. "No entanto, os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada", diz. Para evitar esses efeitos, prefira sucos e água sem gás.  


7. Fuja dos alimentos produtores de gás


     Certos alimentos são mais difíceis para o nosso corpo quebrar e digerir, havendo a necessidade de o intestino fermentá-los para facilitar sua absorção. "Essa fermentação tem como resultado a produção de gases, que podem levar ao inchaço", diz a nutricionista funcional Camila Borduqui, da clínica Dr. Alan Landecker. Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência. 

     Apesar de favorecerem o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável. 'No entanto, pessoas que sofrem com flatulências devem moderar o consumo desses alimentos, visando melhorar a sensação de inchaço." 

8. Reduza o sódio do cardápio

     "Alimentos com muito sódio seguram a água no corpo, promovendo a retenção de líquidoe causando a sensação de inchaço", explica a nutricionista Noadia Lobão. Dessa forma, o recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas e evitar a ingestão de alimentos industrializados (biscoitos, sopas, macarrão instantâneo), embutidos e conservas. 





Um comentário:

  1. Esse negócio do refrigerante é super verdade viu?Quando eu quis emagrecer mesmo, cortei refris e tb os sucos...

    [ que as pessoas pensam só pq é fruta, é saudável, negativo, às vezes tem mais calorias do que uma sobremesa pequena, pois no suco tem o açúcar da fruta + o açúcar que adocica o suco :O!]

    Fiquei só na água, mas me dei a liberdade de comer mais coisas que gostava[em pequenas porções].Com 3 meses fazendo isso[jan-abril 2012], minha barriga chapou!Isso sem passar fome, sem nada.E sem contar que água hidrata a pele pra caramba.Vale a pena :)!

    Bjs

    ResponderExcluir